SOBRE CAIRIM

Historia

O CAIRIM está sediado na Fortaleza São Sebastião na Ilha de Moçambique. A fortaleza é um edifício histórico de classe A, integrado no conjunto urbano da Ilha de Moçambique, classificada como património mundial da humanidade pela UNESCO em 1991. A fortaleza foi construída no século XVI, para servir a funções militares, sendo uma das mais antigas e imponentes construções deste período na Ilha de Moçambique e na região oriental de África. A presença do CAIRIM nas instalações da fortaleza, contribui para o uso e valorização deste bem patrimonial, segundo as recomendações da Convenção da UNESCO de 1972.

O CAIRIM localizada na Fortaleza São Sebastião na Ilha de Moçambique

O estabelecimento CAIRIM foi impulsionado pelos esforços da Universidade Eduardo Mondlane, Ministério da Cultura e Turismo, e a Comunidade da Ilha de Moçambique, com o apoio de parceiros estratégicos da rede Slave Wrecks Project (SWP), UNESCO, e suporte financeiro do U.S. Ambassadors Fund for Cultural Preservation. Através destes esforços, foram criadas as condições logísticas para o estabelecimento do CAIRIM na fortaleza São Sebastião e início das actividades sobre o património cultural subaquático e terrestre da Ilha de Moçambique e áreas circunvizinhas.

Missão e Visão

Ser um centro de referência nacional, regional e internacional na produção do conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem e extensão educando as gerações com valores humanísticos de modo a enfrentarem os desafios contemporâneos em prol do desenvolvimento da sociedade. Visando abraçar estes objectivos, as actividades realizadas no âmbito do CAIRIM são diversificadas e prendem-se com actividades terrestres, marítimas e subaquáticas e envolvem em termos gerais formação especializada, investigação científica, monitoramento do património cultural e natural, bem como, divulgação nacional e internacional, e subsequentes acções de educação patrimonial.

CAIRIM celebra 500 anos de Camões